Bem vindo ao blog do Neusa, deixe seu depoimento e sugestões!!!

ALERTA GERAL: a dengue chegou ao estado

O RS escapou da epidemia de dengue que assola o Brasil há vários anos. Tivemos alguns casos autóctones por aqui, mas conseguimos reverter a epidemia. Em 2010, infelizmente, a dengue venceu a primeira batalha e se instalou no estado.
Por isso, é obrigação de todos evitar que a doença se espalhe e faça mais vítimas. A única maneira de evitar a doença é acabar com seu vetor: o mosquito Aedes aegypti.


As totalidades 3 e 4 da EJA de nossa escola fizeram um trabalho aprofundado sobre a dengue e descobriram coisas que pouca gente sabia. Postamos aqui algumas dessas descobertas, na forma de perguntas e respostas:


1.- O que é a dengue? 
A dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus da família Flaviridae. Arbovírus é um vírus transmitido por artrópodes, como os mosquitos.  

2.- Qual o agente causador da dengue?
O agente causador, tanto na forma clássica da dengue quanto na hemorrágica, é um vírus do qual se conhecem quatro sorotipos: DEN 1, 2, 3 e 4. 

3.- Qual o vetor da dengue?
O vetor da dengue é a fêmea do mosquito Aedes aegypti no Ocidente. No sudeste da  Ásia, o vetor da dengue é o mosquito Aedes albopictus (também a fêmea, pois o macho se alimenta de seiva).

4.- Quais os locais no mundo em que a doença faz vítimas?
A dengue faz 100 milhões de vítimas por ano em todo o mundo. É como se metade do Brasil pegasse dengue a cada ano. É muita gente. 





A dengue é endêmica na América Central, na América do Sul, no México, na costa da África, Caribe, Áustrália, China, ilhas do Pacífico, Índia, sudeste da Ásia, Taiwan. 





5.- Quais os tipos de dengue que existem?
Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4No Brasil, já foram encontrados da dengue tipo 1, 2 e 3. A dengue de tipo 4 foi identificada apenas na Costa Rica. 
além disso, a dengue pode apresentar-se de quatro formas: Infecção Inaparente, Dengue Clássica, Dengue Hemorrágica e Síndrome de Choque da Dengue. 


6.- Quais os principais sintomas da dengue? 
A dengue é uma doença que, na grande maioria dos casos (mais de 95%), causa desconforto e transtornos, mas não coloca em risco a vida das pessoas. Inicia-se com febre alta, podendo apresentar cefaléia (dor de cabeça), prostração, mialgia (dor muscular, dor retro-orbitária - dor ao redor dos olhos), náusea, vômito, dor abdominal. É freqüente que, 3 a 4 dias após o início da febre, ocorram manchas vermelhas na pele, parecidas com as do sarampo ou rubéola, e prurido ("coceira"). Também é comum que ocorram pequenos sangramentos (nariz, gengivas).

A maioria das pessoas, após quatro ou cinco dias, começa e melhorar e recupera-se por completo, gradativamente, em cerca de dez dias.

Em alguns casos (a minoria), nos três primeiros dias depois que a febre começa a ceder, pode ocorrer diminuição acentuada da pressão sangüínea. Esta queda da pressão caracteriza a forma mais grave da doença, chamada de dengue "hemorrágica". Este nome pode fazer com que se pense que sempre ocorrem sangramentos, o que não é verdadeiro. A gravidade está relacionada, principalmente, à diminuição da pressão sangüínea, que deve ser tratada rapidamente, uma vez que pode levar ao óbito. A dengue grave pode acontecer mesmo em quem tem a doença pela primeira vez.

O doente se recupera, geralmente sem nenhum tipo de problema. Além disso, fica imunizado contra o tipo de vírus (1, 2, 3 ou 4) que causou a doença. No entanto, pode adoecer novamente com os outros tipos de vírus da dengue. Em outras palavras, se a infecção foi com o tipo 2, a pessoa pode ter novamente a dengue causado pelos vírus dos tipos 1, 3 ou 4. Em uma segunda infecção, o risco da forma grave é maior, mas não é obrigatório que aconteça.

Existem diferentes teorias para explicar o surgimento da dengue hemorrágica. Alguns afirmam que ela passa a ter alta incidência em uma população já anteriormente exposta a um outro tipo de vírus da dengue. Seria a exposição seqüencial a um segundo diferente tipo de vírus, que causaria a dengue do tipo hemorrágica. Para outros, a dengue hemorrágica dependeria da maior virulência de determinadas cepas do vírus, isto é, existiriam formas virais mais agressivas do que outras. Uma última explicação seria que as formas hemorrágicas da dengue estariam mais associadas ao tipo 2 do vírus.